PORTAL SABENDO DIREITO

Portal Sabendo Direito

últimas notícias

Texto de Juíza sobre meritocracia viraliza nas redes socais

Texto de Juíza sobre meritocracia viraliza nas redes sociais


Texto de Juíza sobre meritocracia viraliza nas redes sociais

Ao final compartilhe , mas só se você quiser :)



Juíza de Direito Fernanda Orsomarzo usou o seu Facebook 
para contar sua história e falar sobre a meritocracia, que
significa o processo de impulsionamento profissional e social 
como consequência dos méritos individuais de cada pessoa, 
ou seja, dos seus esforços e dedicações.
Em seu discurso, a juíza afirmou que se dedicou muito para alcançar o seu objetivo profissional. 


Confira o texto na íntegra:

" Ralei duro para ser Juíza de Direito. Cheguei a estudar 12 horas por dia em busca da concretização do tão almejado sonho. Abdiquei de festas, passei feriados em frente aos livros, perdi momentos únicos em família. Sim, o esforço pessoal contou. Mas dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita.

Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar. Nunca me preocupei com merenda ou material escolar.Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho. 

Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido – repito – branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada.

Continua após a propaganda.



O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci.


Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições.


Continua após a propaganda.




O discurso embasado na meritocracia desresponsabiliza o Estado e joga nos ombros do indivíduo todo o peso de sua omissão e da falta de políticas públicas.


meritocracia naturaliza a pobreza, encara com normalidade a desigualdade social e produz esquecimento – quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios para chegar onde chegou”



Fonte: A Personalidade Jurídica



"Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional. " 

Rui barbosa




Etimologia: Wikipedia


A palavra "meritocracia" especificamente provavelmente apareceu pela primeira vez no livro "Rise of the Meritocracy", de Michael Young (1958).[5] 




No livro, a palavra carrega um conteúdo negativo, pois a história tratava de uma sociedade futura na qual a posição social de uma pessoa seria determinada pelo seu quociente de inteligência e pelo seu esforço. 




Young utiliza a palavra mérito num sentido pejorativo, diferente do comum ou daquele usado pelos defensores da meritocracia.